sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

sete letras


Um dia destes, entre uma longa conversa com uma amiga, confidenciei que sentia falta de Portugal. Ao que ela me respondeu: não, tu sentes falta das pessoas que deixaste em Portugal.
Na altura concordei com ela, mas, com o passar do tempo apercebi-me que são coisas distintas. E sinto falta de ambos. Sinto falta das minhas pessoas, da nossa gente, é óbvio. Mas, sinto também falta de Portugal.


As coisas mais corriqueiras do dia-a-dia ganham dimensões estonteantes. O bom dia, os dois beijinhos, o pudim boca doce, o pastel de nata, o sorriso, o “come mais um bocadinho, vá”, o mar, o fado…

Tudo. Portugal, não é apenas um país, é uma alma. A alma lusitana. A nossa alma.


Desengane-se quem pense, como eu sempre pensei, que quem sai do país se desapega das raízes; muito pelo contrário, enraizamo-nos mais, muito mais.

Ouvir falar português pelas ruas, é chegar a casa. Ler algures algo escrito na nossa língua, no meio de tantas palavras na língua de outrem, é reconfortante.

E aí, encho a boca de orgulho para dizer, eu sou Portuguesa.


Dizem que a nossa palavra saudade, é a sétima palavra mais difícil de traduzir de todo o Mundo. A verdade é que, nós, portugueses no estrangeiro, pudemos sentir todas as letras, todos os sons, todos os silêncios, todos os gemidos, todos os sorrisos e toda a dor da palavra saudade, quando nos lembramos da cor, do cheiro e do calor do nosso Portugal.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

teatral

Todos somos actores, ainda que, só alguns exerçam essa profissão.
Ao longo da vida, vestimos capas, inventamos personagens, esconde-mo-nos em nós próprios. E, o nosso eu, vai-se afundando, cada vez mais, e mais, no fundo do armário das nossas máscaras.
Ainda não há maquilhagem para alma, muito menos correctores de imperfeições de carácter.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Somos mulheres bem resolvidas

Foi com imenso gosto e orgulho que recebi este miminho da Nicole http://words-are-meaningless.blogspot.com

Regras:
1- Exibir a imagem do selo.
2- Postar o link do blog de quem recebi o selo.
3- Escolher 10 mulheres bem resolvidas e distribuir o selo.


* Inês e Rosa:
À Inês, tive o prazer de a ver crescer, enquanto cresci. De a ver amadurecer, enquanto amadureci. A Rosa, não tive o prazer de conhecer, mas pela sua escrita no blog, está mais que provado que, ambas, são mulheres bem resolvidas;

* Mariana:
A menina, mais mulher que já conheci. Uma mulher muito bem resolvida e uma estrela que ainda brilhará muito.

* Fragmentos Intemporais:
A dona deste blog, infelizmente, nem o nome sei... Mas delicio-me a viajar pelo blog, e e sem duvida uma mulher muito bem resolvida.

* T12:
Um blog, que no meu ponto de vista, está cheio de mulheres resolvidas ;)


Na totalidade, já deixei este miminho a mais de 10 mulheres bem resolvidas... que bem o merecem!


Beijinho especialíssimo para ti, Nicole :)